FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Pensamento A3



Desenvolver pessoas através da Solução de problemas é a Chave da melhoria contínua que fortalece o sistema das organizações. De acordo com Durward Sobek e Art Smalley, especialistas no Modelo Toyota, enfatizam através do Pensamento A3", como a maior fabricante de automóveis do mundo usa o A3 solução de problemas para melhorar os resultados utiliza o PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou seja, Planejar, Executar, Verificar, Agir) como método de sucesso comprovado pela Toyota.

O A3 proporciona ao orientador técnico e aos orientandos, ambos, desenvolver habilidades de solução de problemas por meio do método científico. A ferramenta é assim chamada, pois consolida todas as informações em um papel com formato A3, seguindo a sequência de cima para baixo e da esquerda para a direita. Utiliza-se a esquerda do papel para desenhar as condições atuais das organizações, o lado oposto (direito) será utilizado para descrever as condições desejadas, acompanhadas ações de reconexão de processos, os controles de monitoramento e 5W2H.


 Público-alvo

Empresas, executivos e gestores de organizações diversas.

 Estrutura/Etapas

Planejamento Estratégico
Lógica e aplicação de solução de problemas (método científico)
A3 de solução de problemas
Monitoramento e Análises das Melhorias
Tomada de decisão


 Resultados Esperados

Com a Solução de problemas, chave da melhoria contínua, o sistema organizacional irá se fortalecer através da estabilização do sistema, redução de variabilidade, eliminação de problemas de qualidade, melhora da segurança e proteção do ambiente, redução de custos, eliminação de ineficiências e desperdícios, melhora da produtividade, elevar o sistema a zero incidentes de trabalho e ambiental, melhora da qualidade e satisfação do cliente, no menor custo, e com alta satisfação do trabalhador.




Nossos clientes

Inscreva-se e receba nossas novidades!