FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Diagrama de Ishikawa




O diagrama foi idealizado pelo Engenheiro da Qualidade, Kaoru Ishikawa, com a finalidade de analisar causas e efeitos em todas as transformações. A ferramenta tem um conceito bastante próximo da realidade do nosso dia-a-dia, na gestão organizacional, especificamente, busca as oportunidades de melhorias da gestão de processos. Para Ishikawa, tudo que acontece como efeito existe uma explicação das causas. O diagrama também é conhecido como espinha de peixe.

Sob uma visão mais sistêmica e conectada com os demais processos das empresas, caso exista desconexão em algum processo é porque alguma causa original, ou a reunião de várias causas estão desadequadas e necessitam serem corrigidas.

O diagrama de causa e efeito pode ser: Convencional, método 4/6M e sequencial podendo ser usado para sua empresa com foco na busca de melhoria e redução de desperdícios.


 Público-alvo

Empresas, executivos e gestores de organizações diversas.

 Estrutura/Etapas

Descrição dos Objetivos
Seleção das atividades críticas associadas
Definição de Pontos de Controles Críticos
Análise crítica dos processos
Sugestões de melhorias a serem aplicadas


 Resultados Esperados

Desenvolver habilidades para identificar possíveis causas para os problemas ou efeitos, em seu processo de produção das empresas. Desenvolver cultura de melhoria e propor soluções que sejam mais eficazes e inovadoras por meio de análises e processos, para alcançar os objetivos desejados e reduzir perdas.




Nossos clientes

Inscreva-se e receba nossas novidades!