AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat




O PBQP-H é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.


 Público-alvo

Construtores, engenheiros, arquitetos, técnicos de segurança, gestores e profissionais liberais ligados a construção civil.

 Estrutura e/ou Etapas

Definição das diretrizes
Análise do contexto da organização
Estabelecimento de padrões administrativos
Estabelecimento de padrões de execução de obras
Estabelecimento de padrões de controle de materiais
Estabelecimento de padrões de manutenção de equipamentos
Estabelecimento de padrões para aferição e medição
Implementação de requisitos e padrões
Avaliação da conformidade
Tratamento das não-conformidades


 Resultados Esperados

Espera-se que ao aprender os conceitos e praticas da implantação do PBQP-H, o participante esteja apto a conduzir o processo implantação e certificação dentro da organização.




Nossos clientes

Inscreva-se e receba nossas novidades!