Interpretação e Formação de Auditores Internos ISO 45001:2018

Nos dias 17, 18 e 19/06, profissionais das empresas EMAP, GERA MARANHÃO e 2R, estiveram em sala de aula, sob a condução do Prof. João Luiz Bezerra, participando do curso Interpretação e Formação de Auditores Internos ISO 45001:2018, promovido pelo INAED.

Publicada em 12 de março de 2018, essa nova norma ISO substitui a OHSAS 18001. Empresas já certificadas na OHSAS terão até três anos após a data de publicação para fazerem a migração dos requisitos, cujas mudanças não são profundas.

A Norma ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). Desenvolvida para implantação em diversificadas empresas, de todos os tamanhos e setores, o objetivo é direcionar as organizações de forma eficaz na melhoria da segurança dos trabalhadores de todo o mundo. Sua estrutura permite uma alta compatibilidade com as outras normas de Sistemas de Gestão, tornando ainda mais fácil a decisão da implantação de um sistema de Gestão integrado, contemplando assim as normas ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade e ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental.

Um aspecto relevante é que a estrutura de gestão baseada na metodologia do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), fornece uma base para que as empresas planejem ações necessárias para minimizar o risco de ocorrer danos. Estes danos estão ligados a problemas de saúde do colaborador a curto e longo prazo, bem como ausência no trabalho e que resultem em acidentes.

Para os presentes, a nova Norma faz muito sentido e a estrutura de gestão alinhada as demais Normas ISO contribuirá para uma maior eficiência organizacional.

Mérito para as empresas EMAP, GERA MARANHÃO e 2R que estão focadas na saúde e segurança dos seus trabalhadores.

Nossos clientes