Estratégia Empresarial – Como fazer a diferença.

 

No último final de semana, o Prof. Frederico Vidigal (FDC), esteve em São Luís ministrando a disciplina Estratégia Empresarial para os participantes da Especialização em Gestão de Negócios da FDC que iniciou em São Luís no mês de março deste ano de 2019.

A partir da construção de módulos que tiveram como pressupostos trabalhar o mindset dos participantes, chegar à disciplina de estratégia foi uma trajetória rica e repleta de novos pensamentos, atitudes e reflexões. O repertório dos participantes já havia sido enriquecido e o que é mais importante: os modelos mentais já haviam sido fortalecidos com novas possibilidades, de modo que pensar olhando para o futuro já não se traduziu em algo tão distante.

 

É bem verdade que os cenários e tendências percebidos como possibilidades e vivenciados nos dias atuais são cheios de “curvas”, altos e baixos de um mundo em evolução exponencialmente acelerada.

 

 

Ainda assim, não pensar estrategicamente e não posicionar os negócios para este admirável mundo novo pode já ser entendido como um erro grave, que não pode ser entendido como erro de principiante, afinal, com tanto acesso à informação, não dá para pensar em gestão sem um viés estratégico.

Abrir mão desse recurso pode ser assinar um termo de conivência com riscos desnecessários.

 

 

As práticas desenvolvidas em sala de aula, a partir do Case Supermercado Verdemar, um caso concreto de sucesso com posicionamento sustentado na estratégia de diferenciação permitiu a percepção clara de que não é o tamanho do negócio que garantirá o sucesso. Negócios pequenos ou médios, se estrategicamente posicionados podem ser benchmarking em um mercado que cada vez mais se pergunta: para sobreviver precisa ser grande?

Vale refletir. E o seu negócio? Como tem se posicionado em seu nicho de atuação. Afinal, existe clareza sobre qual é esse nicho? Estratégia é um ponto de partida. Refletir e fazer as boas perguntas será sempre o melhor caminho para aportar em portos menos arriscados.

 

Nossos clientes