Especialização HSD: Autoconhecimento

O que é e para que serve o autoconhecimento? Pergunta óbvia, mas de difícil resposta.

No último dia 08 de fevereiro, a Profa. Rosângela Pedrosa esteve conduzindo o módulo de autoconhecimento junto aos executivos do Hospital São Domingos que fazem parte da turma de Especialização em Gestão de Negócios e Serviços de Saúde desenvolvida pela Fundação Dom Cabral.

A partir do uso do instrumento de autoavaliação denominado FACET, respondido antes do módulo pelos presentes, a Profa. Rosângela conduziu as muitas discussões e interações.

Os descritores presentes no instrumento serviram como base para compreensão das personalidades e comportamentos e permitiram o confronto entre como cada um dos respondentes se via, como era visto e como foi “desenhado” a partir das respostas emitidas durante a realização do teste.

Dois conteúdos que permeiam o universo organizacional assumiram preponderância sobre os demais: os conflitos de gerações, tendo em vista o ambiente coletivo em que as ações e rotinas acontecem no Hospital São Domingos, atualmente com mais de três mil colaboradores; e a importância da liderança estratégica, essencial para mobilização e fortalecimento dos movimentos necessários ao alto desempenho e melhores resultados do hospital.

Das muitas discussões, resultaram dois aprendizados: ao invés de conflitos de gerações, é preciso pensar em encontro de gerações e nas muitas riquezas e ganhos dessa interação e por fim, o reconhecimento de que liderança não é um exercício solitário, mas sim, uma competência coletiva.

Nossos clientes