Programa de Formação em BPM - com BIZAGI

OBJETIVO

Suprir a enorme carência de profissionais especializados e qualificados em gestão de processos de negócio, desde Modeladores, Analistas e Designers de Processos. Adotamos um programa completo de treinamento capaz de formar profissionais capacitados, treinados e fluentes na disciplina de BPM, o que confere ao participante um conjunto diferenciado de conhecimentos transmitidos em uma linguagem fácil e clara, potencializando assim a condição de aplicabilidade dos conhecimentos nas organizações onde trabalhem ou venham a atuar como consultor.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área pública ou privada, analistas, gestores, profissionais da qualidade, profissionais que buscam aprimorar sua carreira na área ou buscam atualização profissional, e quem deseja entender a visão estratégica alinhado com BPM (Business Process Management).

 

PRÉ-REQUISITOS

Não aplicável para este curso.

 

CONTEÚDO

Módulo Introdutório - Introdução à disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) ▪ Elo entre Estratégia e Processos ▪ Entendimento do Objetivo do Projeto ▪ Processos com o Foco DO Cliente (Outside – In) ▪ Conceitos e exemplos de processos de negócio ▪ Exemplo de Metodologia para Projetos de Transformação de Processos e as ferramentas a serem utilizadas.
Módulo I - Modelagem de Processos e Notação BPMN ▪ Introdução ▪ Participantes do processo ▪ Interações e Operações ▪ Correlação, mensagens e fluxo de dados ▪ Tarefas, atividades e subprocessos ▪ Eventos de início, intermediário e finalização ▪ Conectores de fluxo de execução ▪ Desvios de fluxo: inclusivo, exclusivo, paralelo e complexo ▪ Piscinas e raias, transições e mensagens ▪ Tratamento de exceções ▪ Transações e compensações ▪ Erros comuns no desenho de BPMN, com indicações das melhores práticas. ▪ Elementos de exceção e compensação.
Módulo II – Diagramar processo em BPMN no Bizagi Process Modeler ▪ Apresentação da ferramenta de modelagem de processos Bizagi Process Modeler e suas funcionalidades ▪ Casos Práticos de Modelagem de Processos com o Bizagi Process Modeler.
Módulo III – Análise de Processos ▪ Conceitos fundamentais para análise de processos. ▪ Objetivo e resultados ▪ Principais técnicas e ferramentas o Análise de Custo o Análise de tempo de ciclo o Análise de causa-raiz o Análise de sensibilidade (what-if) o Análise de layout do local de trabalho o Análise de alocação de recursos o Análise de Riscos o Análise de motivação e recompensa o Análise de SWOT.
Módulo IV – Simulação de Processos no Bizagi Process Modeler ▪ Apresentação da ferramenta de Simulação de processos Bizagi Process Modeler e suas funcionalidades ▪ Casos Práticos de Simulação de Processos com o Bizagi Process Modeler.
Módulo V – Desenho de Processos ▪ Conceitos fundamentais para desenho de processos. ▪ Preparação para o desenho de Processos. ▪ Técnicas e etapas para o desenho de processos.
Módulo VI – Gerenciamento e Governança de Processos ▪ Monitoramento dos processos: uso de indicadores aplicados à gestão de processos de trabalho. ▪ Dimensões fundamentais da medição: o Tempo o Custo o Capacidade o Qualidade ▪ Organização orientada a processos ▪ Papéis e responsabilidades usuais no BPM ▪ Governança de processo.
Módulo VII – Automação de Processos com BPMS (Bizagi BPM Suite) ▪ Conceitos gerais da ferramenta Bizagi BPM Suite ▪ Características e definições das funcionalidades do Bizagi BPM Suite ▪ Conceitos, características e construção do modelo de dados ▪ Interface do usuário – criação de formulários (telas) ▪ Conceitos, funcionalidade e aplicação das expressões, regras de negócio, ou políticas do Bizagi ▪ Atribuições de participantes dos processos no Bizagi ▪ Alinhamento e melhores práticas de integração do Bizagi com outros sistemas ▪ Deployment: publicação de processos, gerando a aplicação web ▪ Gerenciamento a partir da aplicação web (BAM e Histórico do Processo) ▪ Exercício prático para o desenvolvimento de um processo no Bizagi BPM Suite. O exercício será desenvolvido em conjunto entre os participantes e instrutor.

 

METODOLOGIA

O curso terá uma parte teórica, porém, uma parte prática forte, com aplicação de exercícios e cases para serem desenvolvidos pelos participantes. Os participantes do curso precisarão levar notebook próprio com o software Bizagi Process Modeler e Bizagi Studio instalados e testados.

 

AVALIAÇÃO DO ALUNO

Será emitido certificado digital e enviado por e-mail para participantes com frequência mínima de 75% do curso..

 

FACILITADOR

André Menelau - Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP / UPE); MBA em Finanças Corporativas pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco; Profissional CBPP Red Seal – Certified Business Process Professional pela ABPMP International (Apenas 08 profissionais no Brasil possuem essa distinção); Vice-presidente da ABPMP Brasil; Gestor Regional da ABPMP Brasil em Pernambuco no período de 2012 a 2015; Expert em Transformação de Processos; Especialista em automação de processos utilizando o Bizagi BPM Suíte; Especialização em BPMN (Business Process Modeling Notation (mais utilizada notação de modelagem de processos no mundo), com experiência como instrutor de cursos com esse foco desde 2010; Especialista em Modelagem e Simulação de Processos com utilização do Bizagi Process Modeler; Professor de vários cursos de MBA e pós-graduação, focado em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM); Experiência profissional de mais de 16 anos em Consultoria Organizacional; Foi Sócio-Diretor da prática de Consultoria Empresarial da 100PORCENTO CONSULT e Alcance Soluções Empresariais, focado em Processos, Gestão Estratégica e Corporate Finance; Formado profissionalmente em NEGÓCIOS, PROCESSOS E GESTÃO EMPRESARIAL na DELOITTE TOUCHE TOHMATSU; Responsável direto por projetos de Consultoria Organizacional nos mais diversos focos: Modelagem Empresarial (Gestão, Processos / Controles e Negócio), Implantação de Sistemas, Elaboração e Implantação de Planos Orçamentários, Elaboração e Implementação de Modelos de Governança Corporativa, Elaboração e Implementação de Planos Estratégicos, Elaboração de Estudos de Viabilidade Econômico Financeiro de empresas, Elaboração de Business Plan e Desenvolvimento de Projetos de Financiamento junto ao BNB e BNDES.

 

MATERIAL

Apostila, pasta e caneta.

 

REALIZAÇÃO DA TURMA E CARGA HORÁRIA

De 22 a 24 de janeiro de 2019.

​24 horas

Horário: de 08:00 às 18:00, com intervalo para o almoço.

 

INVESTIMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

R$ 1.290,00

Consulte condições especiais de pagamento.

 

*O INAED reserva o direito de não realizar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes.

**Em caso de não fechamento da turma, o INAED devolverá integralmente o valor já pago pelo participante.

*** Em caso de desistência, por parte do participante, adotamos os seguintes critérios para reembolso:

  • Desistências com até 10 dias de antecedência da data de realização ensejarão a retenção/cobrança de 20% do valor do curso.
  • Desistências após este período, ensejarão retenção/cobrança de 40% do valor do curso (esta medida é aplicada pelo fato de que a reserva da vaga por um potencial participante impede que outros interessados tenham acesso ao curso – tendo em vista o limite no número de vagas).

 

Nossos clientes