Programa de Desenvolvimento de Liderança - EMAP

A parceria entre a FDC e a EMAP, mais uma vez oportunizou que seus líderes e gestores tivessem um momento de reflexão e discussões diversas.

noticia.png

header

EMAP no Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Fundação Dom Cabral


No mundo das organizações, desenvolver líderes é a base para construção de uma equipe de alto desempenho, inovadora, resiliente e corresponsável pelo processo produtivo da empresa. A parceria entre a FDC através do seu associado INAED e a EMAP, mais uma vez oportunizou que seus líderes e gestores tivessem um momento de reflexão e discussões com temas como autoconhecimento, autoliderança e alta-performance das equipes, que são fatores chave e imprescindíveis para a busca da maturidade e autonomia que as suas posições exigem.

Sempre com o foco de melhoria na gestão, a fala do presidente da EMAP, Ted Lago e toda a sua equipe de executivos é que “neste 2020, ano que a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária – completa 19 anos, celebramos o trabalho de uma equipe que vem atuando diariamente para colocar o Porto do Itaqui em lugar de destaque no mapa do Brasil.” É com este desafio e com a seleta equipe que a EMAP vem se destacando no cenário mundial.

Galeria EMAP

O Programa de Desenvolvimento de Liderança da FDC, desenvolvido no mês de outubro, trouxe momentos ricos de aprendizado para aprimorar as competências das lideranças através dos conteúdos e provocações : a jornada do gestor menos solitária através da gestão complementar e mais articulada, a comunicação mais eficiente a partir de conhecimentos dos estilos comportamentais de cada um, as equipes de alta performance – comprometimento x engajamento, a gestão por desempenho, a gestão de conflitos, o feedback e feedforward, a confiança como base para resultados, a liderança situacional, a liderança em um ambiente de diversidades e com tantas incertezas.

Tivemos feedbacks dos participantes do quanto neste programa eles conseguiram se perceber e refletir ainda mais e entender como podem tornar sua liderança ainda mais eficaz, utilizando-se do conhecimento dos estilos comportamentais de cada membro da sua equipe e muitas outras ferramentas apresentadas e discutidas aqui.

Segundo a Luciana Kuzolitz, Gerente de Planejamento e Negócios da EMAP, " liderar e inspirar equipes requer aperfeiçoamento e atualização contínua, neste sentido foi excelente participar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da FDC".

A FDC e seu associado INAED agradecem o apoio e a participação das professoras Bella Fernandes e Virginia Gherard pela brilhante atuação no programa.

Assim a FDC e o INAED encerram este ciclo de aprendizagem do Programa de Liderança 2020 com muitas reflexões aos executivos, líderes e gestores da EMAP para que possam encontrar qual o impacto que o autoconhecimento produz em si, para poder avaliar no outro. E este é o princípio que Ram Charam cita em seu pipeline da liderança e que a FDC inicia seus trabalhos de desenvolvimento de líderes. Conhecer suas forças, seus talentos e as transformações da liderança!

A FDC e o INAED parabeniza a todos que fazem parte da liderança da EMAP, pelo foco no desenvolvimento das pessoas que ali trabalham e monitoramento da rota, compartilhamento de princípios e valores na busca cada vez mais de melhores resultados e ambiente saudável para se trabalhar.